terça-feira, julho 25, 2006


MACROFOTOGRAFIA

A macrofotografia consiste em fotografar objetos pequeninos (ou não, podendo apenas ser a fotografia de um pequeno detalhe), a uma distância também pequena. Esse é um tipo de fotografia que pode ser fascinante, pois vários detalhes que são imperceptíveis aos nossos olhos tornam-se evidentes - e atraentes - quando fotografados desse modo. Há alguns poréns: lentes específicas para macrofotografia são muito caras, e a profundidade de campo dessas lentes é geralmente crítica, de apenas alguns milímetros. Portanto, deve-se fotografar com pequenas aberturas, de preferência usando tripés firmes para se obter bons resultados. Mas se você não dispõe de nada disso, há como ainda conseguir alguns resultados convincentes. Pode-se usar tubos de extensão, que afastam a lente do plano do filme, e que pode propiciar closes de até 1cm de distância do sujeito. Legal, não?
Eu por exemplo, não disponho dessas parafernálias (bem que gostaria...), então tenho que me virar com a distância mínima de focalização da minha lente, que são 50cm. Parece longe, mas somando-se isso à relativa magnificação da lente, você consegue resultados interessantes. Essa foto que posto é de uma planta insetívora que achei no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ela tinha um aspecto muito curioso - como praticamente todas as plantas desse tipo - e me chamou a atenção pelas formas e cores. Ajoelhei-me no chão para poder ficar o mais próximo possível delas, calculei a exposição e fotografei-as. Escolhi uma abertura grande para evitar que elementos do fundo da cena distraíssem a atenção do primeiro plano, e fui muito cuidadoso com o foco. Se não me engano, a abertura foi f3 e a velocidade, 1/125s. O filme foi um Kodacolor 100, o mais vagabundo da linha da Kodak.

3 comentários:

Marta disse...

Oi, Rodrigo!
Legais suas explicações sobre fotografia! Continuo sem entender nada sobre isso, mas mesmo assim gosto de ler! rs...
Se você se aproximasse mais da planta, ela ficaria desfocada?

Cara! Continuo a te ouvir quando leio seus textos! É você mesmo!! Parece que se abre uma janela e aparece você falando!! rs... Surreal!!

Beijão!

L�via disse...

Ficou muito linda mesmo a foto...adorei!

Rodrigo N. disse...

Obrigado, minhas 2 (únicas) leitoras! Martinha, se eu passasse do limite de foco, que é 50cm, a planta ficaria desfocada. E, quanto mais perto do sujeito, menor é a profundidade de campo, ou seja, menor a área de nitidez à frente e atrás do sujeito focalizado.
Bjos