quinta-feira, agosto 10, 2006


REFLEXOS

Eles são fáceis de achar, e embora muitas vezes passem despercebidos, podem ser usados para causar efeitos belos e interessantes. É comum reflexos serem coadjuvantes nas composições de fotos, e em alguns casos eles passam a ser até mesmo o assunto principal.
Entretanto, há alguns casos em que o reflexo atrapalha, principalmente quando fotografamos um sujeito que se encontra atrás de uma janela, ou quando tentamos captar uma paisagem através dela. Nesses casos, o uso de um filtro - o polarizador - é indicado, uma vez que a função dele é justamente essa: eliminar reflexos indesejados. O polarizador também causa outros efeitos colaterais, mas estes ficam para um outro tópico.
A foto que publico hoje foi meio que acidental. Estava eu tentando arrumar alguma composição simples, para testar meus conhecimentos de composição, profundidade de campo, etc., quando reparei na garrafa que aparece na foto. Ela é uma licoreira pintada à mão pela minha mãe, e o colorido dela é bastante estético, o que por si só é suficiente para tentar tirar algum proveito fotográfico. Garrafa combina com copos, então decidi juntar minhas tacinhas (elas novamente) ao conjunto, arrumando de alguma forma que ficasse harmonioso. Bom, depois de pôr tudo em cima da mesinha de centro, fui enquadrar a foto, e senti uma enorme dificuldade por um simples motivo: como a minha lente é 58mm, considerada "normal" por causa da perspectiva similar à vista pelo olho humano, o enquadramento ficava muito "apertado" para uma foto em close-up, e ao afastar a câmera do assunto, a composição perdia toda sua força. O que fazer??? Foi aí que eu reparei o quão interessante os reflexos coloridos produzidos pela garrafa eram. Decidi então que o elemento garrafa era secundário, enquanto o que realmente importava eram os reflexos. Reenquadrei o assunto e voilà! Lá estavam os reflexos, registrados.

Nenhum comentário: