terça-feira, agosto 22, 2006


Clichês

Todo mundo com certeza já viu alguma foto de um pôr-do-sol. Ou alguma foto de flores, ou insetos... enfim, em qualquer arte há o clichê. Uma foto torna-se clichê a partir do momento em que o tema que ela retrata é repetido à exaustão, criando um certo desinteresse no observador. Mas, em alguns casos, é muito difícil resistir a um clichezinho.
Eu, por exemplo, sempre tive uma conexão íntima com o mar. Sempre o admirei - e respeitei, e a beleza de um mar azul é inegável. E como mar combina com sol - o regente do meu signo, resistir à tentação de registrar os dois em comunhão é muuuuuuito difícil para mim. Todos sabem que fotos de pôres-do-sol são comuns e batidas, mas convenhamos, as composições variam muito, de horríveis a maravilhosas, então se você se propõe a registrar um tema batido, tente pelo menos criar algum interesse a mais na sua foto. Isso fará com que o clichê fique pelo menos mais atraente.
A foto que publico hoje foi tirada quase que por acidente. Vinha eu do trabalho num fim de tarde escaldante, pensando na vida, quando me deparei com o imponente rei sol a se pôr no horizonte da baía da Guanabara. O céu estava vermelho, e a atmosfera era muito inspiradora, já que muitas pessoas se reúnem nos fins de tarde em frente à baía da Guanabara para ver o lindíssimo pôr-do-sol. Por um acaso eu estava com minha Coolpix na bolsa, e aproveitei para fazer umas fotos. Compus o registro de uma forma que houvesse vários planos, e incluí o elemento humano na foto para criar um interesse maior. Gostei bastante do resultado, embora ele esteja longe da perfeição - se é que isso existe! ;-)

2 comentários:

Marta disse...

Algumas fotos são clichês mesmo. Mas como vc escreveu num outro texto, tudo depende da sensibilidade do fotógrafo. Uma foto por mais simples que possa parecer, por menos criativa que seja, pode se tornar maravilhosa e emocionante. Tudo depende do momento, das luzes, da imagem e até de uma palavra numa legenda.

Rodrigo N. disse...

Exatamente, Martinha. Muitas vezes um simples detalhe naquilo que seria clichê o descaracteriza como tal. Parece mágica, rsrsr!