terça-feira, dezembro 12, 2006

Olá, leitores!
Hoje vou postar uma foto de um tema bastante recorrente na fotografia, que é o pôr-do-sol. Na verdade nessa foto ele nem é o elemento principal, mas ajuda a criar o clima. Fotos feitas contra o sol podem criar um efeito indesejável, que é a parcial ou total ausência de detalhes do elemento que estiver contra ele, pelo fato dos contrastes da cena serem muito fortes. Embora às vezes seja indesejável, esse "efeito" pode ser usado para seu benefício, onde as silhuetas são usadas deliberadamente, e não acidentalmente, como no caso da foto que publico hoje.
Esse pescador estava engajado em suas atividades tranqüilamente, enquanto era banhado pelas matizes douradas e intensas do sol, que se punha no horizonte. Cheguei sem causar muito alarde, para que ele não percebesse que o fotografava. Posicionei-me de modo a valorizar sua figura, focalizei e *click*, lá estava ele eternizado em uma foto. Como os detalhes que foram suprimidos pelo contra-luz eram desnecessários - na verdade se estivessem presentes, seriam distrativos - a silhueta funcionou exatamente como queria, criando uma atmosfera romântica na foto. Esta foi tirada com minha Zenit 12XP, objetiva Helios 44M04 58mm f:2 e usando o Kodacolor 100.

5 comentários:

Marta disse...

Adoro essa cor de fim de tarde!!
Você tirou essa foto onde?
Lembrei-me de um dia em que ia pra sua casa e quando cheguei no final da Miguel de Frias percebi o pôr-do-sol. Continuei no ônibus e só desci no último ponto da praia pra aproveitar o espetáculo! Foi lindo.

Rodrigo Neves disse...

Martinha, essa foto eu tirei na altura do quartel de Boa Viagem. O PDS lá é uma experiência inesquecível, só mesmo vendo com os próprios olhos para acreditar. Aquele silêncio conjugado com a brisa e o calor do sol são mágicos, só mesmo fotografando para capturar aquele momento para sempre!

Henrique Zizo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique disse...

olá, bela foto, vc configurou como o obturador e o diafragma?
estou começando a fotografrar e uso uma zenit12xp.
se der para responder deixe o comentario no meu blog, vlw
abraço.

Henrique Zizo disse...

delete