quinta-feira, março 22, 2007


TRABALHANDO COM AS LIMITAÇÕES


Olá, amigos leitores! Depois de algum tempo sem postar, volto com uma flor para me redimir! :)

Quando vi a rosa que está na foto de hoje, senti uma irresistível vontade de fotografá-la, pois ela estava linda, viçosa e aberta, um verdadeiro convite para uma fotografia. Mas havia um pequeno problema: ela estava em um copo, na sala de estar da minha sogra... e agora? Como não estragar a beleza de uma flor com uma foto insignificante?

A primeira providência que tomei foi arranjar um lugar onde pudesse ter uma fonte de luz razoável - afinal de contas, o que faz a diferença entre uma foto medíocre e uma interessante é a luz, então pu-la ao lado da porta da sala, sobre um piano, pois a luz que incide através do vidro que decora a porta é bastante suave. Essa suavidade da luz ajudou a criar um efeito tridimensional à foto, evitando que ela ficasse com um aspecto chapado. Entretanto, o fundo ainda era precário, pois a textura da madeira do piano não combinava em nada com a flor, e ainda por cima o verniz refletia luz demais, tirando peso da composição. Percebi que precisava de um fundo neutro, que destacasse somente a rosa, mas como conseguir isso na casa da sogra???

Saí à cata de alguma coisa preta que pudesse cobrir o verniz do piano. Achei uma apostila com a contracapa preta fosca, exatamente o que precisava naquele momento. Posicionei a capa atrás da rosa e cliquei. Resultado: uma merda. A luz, embora suave, não era suficiente para uma exposição feita na mão, sem tripé. Recorri ao meu baratinho - e vagabundo - tripé de câmeras compactas e consegui o apoio necessário. Posicionei minha poderosa Nikon Coolpix 2100 de incrívieis 2 megapixels à frente do assunto, compensei a exposição em 0.7 EV+ para conseguir mais luz nas áreas mais escurecidas e cliquei. Agora sim, tinha um registro decente da rosa. Essa foi a minha foto mais popular no Flickr ( http://www.flickr.com/photos/litewriter/341558914/ ) até ser desbancada pela foto que aparecerá no próximo post. Espero que tenham gostado!

3 comentários:

Minha vida so far... disse...

Oi querido!! Seu blog esta lindissimo!!! Parabens!!! Vou fazer muitas visitas ainda!!! bjus!!

Marta disse...

Hey!! Que bom que vc voltou!! Obrigada pela flor! =)

Lembro-me de ter visto essa foto na sua casa. Realmente vc conseguiu captar o que eu gosto de chamar de "momento". Ficou linda!
Mas uma vez digo que adoro seu jeito pra explicar as coisas. Vc coloca termos técnicos explicativos de forma, digamos, suave.

Beijinhos!!

Rodrigo Neves disse...

Olá, meninas! Obrigado pela visita!
Que legal, temos mais uma leitora, a Alíria, minha amiga da época de camping... que máximo!!!
Prometo que agora vou voltar à ativa e postar novas fotos com mais freqüência. Esse trabalho tem me sugado muito, rsrsrs!
Beijos a todos e voltem sempre!