segunda-feira, dezembro 07, 2009


CRIANDO ILUSÕES


Um dos poderes que a fotografia tem e que sempre me fascinou é a possibilidade de criar ilusões. Desde pequeno sempre me interessei por ilusões de ótica e outros fenômenos óticos em geral, como a estereoscopia, por exemplo.
Um fenômeno interessante que virou até meio clichê no mundo da fotografia é a refração, que cria ilusões bem interessantes. As fotos mais comuns que fazem uso desse fenômeno mostram elementos do plano de fundo da fotografia invertidos em pingos de água. Entretanto, este fenômeno só é observável com facilidade quando usamos objetivas macro potentes, ou filtros close-up como o que usei para foto de hoje, para que possamos nos aproximar o máximo possível do assunto fotografado.
No dia em que fiz esta foto, havia chovido a noite anterior inteira, deixando o jardim que fotografei completamente molhado. Como gotículas dão uma esteticidade especial a fotos de flores e afins, aproveitei a oportunidade para tentar algumas tomadas.
No início, não conseguia achar flores bonitas o suficiente para serem fotografadas. Todas já haviam aparecido em alguma foto minha anterior, e fotografá-las novamente simplesmente não fazia sentido. Ao começar a testar o quão próximo eu conseguia chegar das folhas, o fenômeno da refração ficou bem evidente em uma das aproximações. Como não havia nada de interessante no plano de fundo para tornar o fenômeno atraente no registro, decidi usar minha própria mão como elemento refratado e criar algum interesse na foto. O resultado é este que vocês podem conferir.
Essa foi minha primeira experiência com a refração, e ainda é muito ruim se comparada às outras fotos que já vi do assunto. Mas, com treino e insistência, eu ainda conseguirei uma foto mais formidável que essa, e quando a conseguir, podem ter certeza que a compartilharei com todos aqui.

Um comentário:

Marta disse...

Como sempre, adoro ler o que vc escreve.

E ver suas fotos, é claro.

=)