sexta-feira, janeiro 30, 2009




Tirando o pó do blog

Bem-vindos de volta ao blog, leitores! Muita coisa aconteceu durante este período de ausência da blogosfera, inclusive a aquisição de uma nova câmera para meu panteão. Consegui uma Fuji Finepix S5100, uma câmera digital bastante versátil, muito mais do que minha antiga Nikon Coolpix. Bom, durante esta ausência, aproveitei para tirar muitas fotos - menos do que gostaria, na verdade - e hoje volto aqui para postar alguns dos resultados.


Uma das obrigações de todo fotógrafo amador é andar com sua câmera para lá e para cá, como se ela fosse uma extensão de seu corpo. Embora eu não siga isto à risca, sempre que possível carrego minha companheira. Em uma destas andanças, passei por uma loja de roupas de cama e fiquei encantado com os adornos que os vitrinistas escolheram para decorar a vitrine da tal loja: umas bonecas de fadas que pareciam bem reais, muito diferente das Fisher Price da vida. Elas não só eram bem convincentes, mas também tinham expressões etéreas em seus rostos. De posse da câmera, cheguei bem perto da vitrine, escolhi uma abertura bem grande do diafragma para isolar o assunto do fundo que era detalhado demais e cliquei. Interessantemente, o fundo, por ter uma fotometria diferente do primeiro plano, saiu escuro e com cores frias, e o reflexo da vitrine conferiu à cena uma espécie de neblina. Gostei muito do resultado, parecia que tinha encontrado uma fadinha em um bosque de manhã bem cedo, naquele horário o qual a neblina ainda não se dissipou. Esta é uma característica que me encanta na fotografia; a possibilidade de criar uma atmosfera envolvente a partir de algo que nem você acreditava que resultaria em uma foto interessante.


Deste dia em diante, vi que a regrinha de carregar a câmera fotográfica a tiracolo é de fato útil. O problema é ter sempre espaço na bolsa para isso... Mas este empecilho aos poucos vai deixando de ter importância, e mais e mais vou aproveitando as oportunidades. Abraços e até o próximo post!

6 comentários:

Livia disse...

Lindas as fadinhas!!
Vê se atualiza mais aqui!!

;*

Anônimo disse...

Hum...gostei das fotos...mas essas fadinhas dão medo!!aoieuoeiueoeiu...Aproveite bem esse dom!! Beeeijos!

Ciça Fernandes disse...

As fotos dicaram bem diferentes..
e sim, as bonecas parecem de verdade.
são lindas!

Parabéns pelo neném!

Beijos pra você e Docinho.

PS: ALELUIAAA!!! ATT O BLOG!
;)

Marta disse...

Hey!! Cara! Não para de escrever não! Suas dicas e histórias das fotos são ótimas.

Vi as fotos e tive um pensamento sobre elas... justamente o que vc escreveu no final do segundo parágrafo.

A segunda foto então dá mais essa impressão de atmosfera e até de movimento.

Beijos!

Asdrubal Cesar Russo disse...

Excelente!
Até parecem as fadas de uma fraude fotográfica ocorrida no início do séc XX na inglaterra.

Abçs

Anônimo disse...

grande rodrigo!!!amei!!!bjs,deise mello