quinta-feira, agosto 31, 2006


PEDRA DE ITAPUCA

Bom, como moro em Nikiti e não tenho muito tempo para ir a outros lugares para fotografar, tenho que me virar na minha cidade mesmo. Às vezes é difícil arrumar novos lugares ou ângulos para fotografar a mesma coisa, mas de tempos em tempos tenho alguns surtos de criatividade.
Há muito que vinha tentando achar alguma oportunidade especial de fotografar a pedra de Itapuca, pois esse era um dos únicos motivos da orla de Icaraí que não havia fotografado ainda. Já havia visto algumas fotos da tal pedra, mas a maioria delas era apenas tirada em um dia ensolarado, comum, não trazendo nada de especial à foto. Decidi que a minha não seria assim, que eu queria que ela tivesse algo de diferente... então cheguei à conclusão: fotografa-la-ia ao anoitecer, em uma exposição longa!
Nesse dia, eu estava apenas com a minha Nikon compacta, que não me oferece grandes recursos para controlar os resultados, mas mesmo assim resolvi experimentar. Como sabia que iria precisar de algum apoio para conseguir realizar a exposição longa com sucesso, pois senão a foto sairia um borrão só, levei meu tripé baratinho para me dar esse apoio tão importante. Escolhi um bom lugar - o coletor de lixo que fica preso ao poste - e posicionei a máquina. Não fiz apenas uma tomada, mas pelo menos umas três; como o resultado depende dos parâmetros que a máquina escolhe, fiz as tomadas usando as diferentes configurações que a câmera oferece, para comparar mais tarde e ver qual ficara melhor. E essa que vocês podem ver foi a que mais gostei, pois foi a que demonstrou o melhor equilíbrio na exposição. Ficar totalmente satisfeito eu não fiquei, pois é visível o quanto as luzes altas do canto direito ficaram estouradas, dada a grande abertura que a burra da máquina escolheu, mas valeu pelo ângulo amplo que a lente oferece, e pelo imediatismo da foto digital.
Agora, um pouquinho de história: diz a lenda que a pedra de Itapuca abriga em seu interior a índia Jurema e seu amor proibido, Cauby. Jurema estava prometida para casar com o guerreiro mais valente de sua tribo, mas o destino fez com que ela se apaixonasse por Cauby. Como toda boa novela mexicana (rsrsrsr), é claro que a tribo dela ficou furiosa e os proibiu de se encontrarem. Jurema cantava e chorava todas as noites em frente à pedra, até que um dia Cauby reapareceu. Os dois se amaram novamente, mas foram descobertos pela tribo dela. Emboscados, foram assassinados. Como Jurema cantava à lua e ao mar, a primeira sentiu pena de seu trágico destino, e pediu à Tupã, deus indígena do trovão, para que os unisse dentro da pedra, para que consolidassem seu amor. Tupã, muito solícito e tocado pelo acontecido, realizou o pedido da lua, e os dois foram transportados para o interior da pedra, onde são um só. Lindo, não? ;-)

Um comentário:

Rodrigo Neves disse...

Hmmm... bom saber disso! Sempre procuro referências em filmes também, acredito que todas as mídias podem ser fontes inesgotáveis de idéias e informações valiosas. Valeu pela visita! ;)
Bjos