terça-feira, agosto 22, 2006


Clichês

Todo mundo com certeza já viu alguma foto de um pôr-do-sol. Ou alguma foto de flores, ou insetos... enfim, em qualquer arte há o clichê. Uma foto torna-se clichê a partir do momento em que o tema que ela retrata é repetido à exaustão, criando um certo desinteresse no observador. Mas, em alguns casos, é muito difícil resistir a um clichezinho.
Eu, por exemplo, sempre tive uma conexão íntima com o mar. Sempre o admirei - e respeitei, e a beleza de um mar azul é inegável. E como mar combina com sol - o regente do meu signo, resistir à tentação de registrar os dois em comunhão é muuuuuuito difícil para mim. Todos sabem que fotos de pôres-do-sol são comuns e batidas, mas convenhamos, as composições variam muito, de horríveis a maravilhosas, então se você se propõe a registrar um tema batido, tente pelo menos criar algum interesse a mais na sua foto. Isso fará com que o clichê fique pelo menos mais atraente.
A foto que publico hoje foi tirada quase que por acidente. Vinha eu do trabalho num fim de tarde escaldante, pensando na vida, quando me deparei com o imponente rei sol a se pôr no horizonte da baía da Guanabara. O céu estava vermelho, e a atmosfera era muito inspiradora, já que muitas pessoas se reúnem nos fins de tarde em frente à baía da Guanabara para ver o lindíssimo pôr-do-sol. Por um acaso eu estava com minha Coolpix na bolsa, e aproveitei para fazer umas fotos. Compus o registro de uma forma que houvesse vários planos, e incluí o elemento humano na foto para criar um interesse maior. Gostei bastante do resultado, embora ele esteja longe da perfeição - se é que isso existe! ;-)

Um comentário:

Rodrigo Neves disse...

Exatamente, Martinha. Muitas vezes um simples detalhe naquilo que seria clichê o descaracteriza como tal. Parece mágica, rsrsr!