terça-feira, julho 25, 2006


MACROFOTOGRAFIA

A macrofotografia consiste em fotografar objetos pequeninos (ou não, podendo apenas ser a fotografia de um pequeno detalhe), a uma distância também pequena. Esse é um tipo de fotografia que pode ser fascinante, pois vários detalhes que são imperceptíveis aos nossos olhos tornam-se evidentes - e atraentes - quando fotografados desse modo. Há alguns poréns: lentes específicas para macrofotografia são muito caras, e a profundidade de campo dessas lentes é geralmente crítica, de apenas alguns milímetros. Portanto, deve-se fotografar com pequenas aberturas, de preferência usando tripés firmes para se obter bons resultados. Mas se você não dispõe de nada disso, há como ainda conseguir alguns resultados convincentes. Pode-se usar tubos de extensão, que afastam a lente do plano do filme, e que pode propiciar closes de até 1cm de distância do sujeito. Legal, não?
Eu por exemplo, não disponho dessas parafernálias (bem que gostaria...), então tenho que me virar com a distância mínima de focalização da minha lente, que são 50cm. Parece longe, mas somando-se isso à relativa magnificação da lente, você consegue resultados interessantes. Essa foto que posto é de uma planta insetívora que achei no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ela tinha um aspecto muito curioso - como praticamente todas as plantas desse tipo - e me chamou a atenção pelas formas e cores. Ajoelhei-me no chão para poder ficar o mais próximo possível delas, calculei a exposição e fotografei-as. Escolhi uma abertura grande para evitar que elementos do fundo da cena distraíssem a atenção do primeiro plano, e fui muito cuidadoso com o foco. Se não me engano, a abertura foi f3 e a velocidade, 1/125s. O filme foi um Kodacolor 100, o mais vagabundo da linha da Kodak.

Um comentário:

Rodrigo Neves disse...

Obrigado, minhas 2 (únicas) leitoras! Martinha, se eu passasse do limite de foco, que é 50cm, a planta ficaria desfocada. E, quanto mais perto do sujeito, menor é a profundidade de campo, ou seja, menor a área de nitidez à frente e atrás do sujeito focalizado.
Bjos